CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Seminário discute Amazônia e desenvolvimento territorial

“Amazônia e desenvolvimento territorial no século XXI” é tema de seminário que acontece nos dias 18 e 19 de junho no Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, numa promoção conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/IFCH), em Gestão de Recursos Naturais (PPGDAM/Numa) e em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU/Naea).

Cerca de 400 inscritos, entre profissionais e estudantes, participarão do evento, cujo objetivo é estabelecer um espaço conjunto de debate acadêmico e institucional acerca das dinâmicas regionais e das políticas de desenvolvimento territorial para a Amazônia.

“Trata-se do primeiro evento organizado pelo PPGEO, por isso é fundamental que seja feito em parceria com programas já consolidados, como o Naea e o Numa, estabelecendo laços de cooperação entre os programas e inserindo os três na discussão atual sobre desenvolvimento territorial”, explica João Santos Nahum, vice- coordenador do Mestrado em Geografia e membro da comissão organizadora do evento.

A Mesa de abertura, no dia 18, às 9h, terá a participação do economista Ricardo Ruiz, professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) e do pesquisador Francisco de Assis Costa, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea). O Cedeplar é vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e abriga os Programas de Pós-Graduação em Demografia e em Economia. O Centro desenvolve estudos sobre organização e economia industrial, mudanças tecnológicas, economia regional e urbana, desenvolvimento regional, urbanização e meio ambiente.

Na tarde do dia 18, os debates em torno do Plano Nacional de Ordenamento Territorial e Dinâmicas Regionais para uma Amazônia Sustentável vão reunir estudiosos da UFPA e de outras instituições de ensino e pesquisa. Entre os convidados, a socióloga Edna Castro (Naea) e os pesquisadores Antonio Carlos Brandão, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Rogério Hasbaert, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

No dia 19, a questão da Regionalização à Gestão Territorial Participativa terá a participação do arquiteto José Júlio Lima, secretário estadual de Planejamento e Orçamento, e do pesquisador Gilberto Rocha, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

O evento encerra com a apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados dos cursos de Pós-Graduação em Geografia, em Meio Ambiente e em Desenvolvimento Sustentável.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]