segunda-feira, 29 de junho de 2009

foto: Polícia Civil do Pará/Divulgação

OPERAÇÃO COMBATE CRIME AMBIENTAL NA ILHA DE MOSQUEIRO, EM BELÉM, PARÁ

Policiais civis da Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (SEMMA), com apoio do helicóptero do Grupo Aéreo do Governo do Estado (GRAER), realizaram nesta segunda-feira (29), a operação “Insular 5”, para combate ao desmatamento e extração ilegal de areia e madeira, nas áreas do Paricatuba e Carananduba, em Mosqueiro, distrito de Belém.

Durante a ação policial, os agentes encerraram os trabalhos de extração ilegal de areia e de saibro. A operação teve início por volta de 7h, com o sobrevôo em Mosqueiro. O investigador Carlos Adriazolla, chefe-de-operações da DEMA, explicou que, durante o trabalho, as equipes constataram que continua o desmatamento na ilha. Observaram apenas uma área onde operários com uso de tratores realizavam a extração de areia e saibro.

Os agentes fizeram a abordagem no local e verificaram que a empresa Leal Júnior, responsável pela extração, não apresentava licença ambiental expedida pela SEMMA, portanto, não estava autorizada pelo órgão ambiental a realizar o trabalho. “Imediatamente, os trabalhos foram suspensos. A pessoa responsável pela empresa foi intimada a comparecer na DEMA para prestar esclarecimentos”, explicou Furtado.

De acordo com Carlos Adriazolla, a operação já foi realizada anteriormente duas vezes na região da ilha de Cotijuba, uma vez na ilha de Arapiranga, e agora pela segunda vez, em Mosqueiro. A fiscalização irá prosseguir em toda Região Metropolitana de Belém.

(com informações da Polícia Civil)

Nenhum comentário:

National Geographic POD