quinta-feira, 18 de junho de 2009

HISTÓRIAS DA AMAZÔNIA...

Livro resgata história de nordestinos imigrantes na Amazônia

Você conhece a história da ocupação da Amazônia do Acre no período da Borracha? Sabe qual foi a importância das praias e dos barrancos para os nordestinos seringalistas que serviram de mão de obra do látex? Essas e outras questões referentes ao resgate da história que agrega os hábitos e os costumes dos nordestinos estão registradas no livro “Cultivando Praias e Barrancos: nordestinos, feitos seringueiros, ocupam a Amazônia do Acre", que será lançado nesta quinta-feira, 18 de junho, cuja autoria é dos professores da Universidade Federal do Pará José de Arimateia do Rego, Marcondes Costa e Henrique Almeida.
De acordo com o professor José de Arimateia do Rego, o livro será importante para aprofundarmos nossos conhecimentos acerca da região amazônica, a exemplo da integração do Acre ao Brasil. Ele informa, ainda, que a obra contém um levantamento histórico, social, científico e cultural diferenciado das praias e dos barrancos.
O livro fará, inclusive, um resgate à história para que se esclareça por que essas terras foram cultivadas e fizeram com que os nordestinos seringalistas se fixassem ao local.
O lançamento do livro será realizado pelo Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada (GMGA) e ocorrerá a partir das 17:00 horas, no Museu de Geociências da UFPA.
Autores: Marcondes Costa, Henrique Almeida e José de Arimateia do Rego

com informações da assessoria da UFPa

Nenhum comentário:

National Geographic POD