CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Edithe Pereira apresenta trabalhos no Global Rock Art

Evento acontece no Piauí na sede de um dos municípios onde está localizado o Parque Nacional da Serra da Capivara


Edithe Pereira, arqueóloga da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, participa do Congresso Internacional de Arte Rupestre – Global Rock Art, que acontece na cidade de São Raimundo Nonato (PI) até a sexta-feira, 3 de julho de 2009.

A pesquisadora coordena juntamente com Kay Scaramelli, da Universidad Central de Venezuela, a sessão temática Arte rupestre da Amazônia e, na ocasião, apresenta o trabalho Um panorama da arte rupestre na região Norte do Brasil.

Durante o evento, a pesquisadora apresenta mais três trabalhos: um deles, na sessão temática Documentação, levantamento e promoção da arte rupestre, cujo título é Arqueologia subaquática na Amazônia - documentação e análise das gravuras rupestres do sítio Mussurá, rio Trombetas, Pará, Brasil; outro, na sessão temática História da investigação em arte rupestre: origem e debates, na qual apresenta o trabalho História da pesquisa sobre arte rupestre na Amazônia Brasileira. Em co-autoria com Silvio Figueiredo, da UFPA, Edithe apresenta ainda um terceiro trabalho, intitulado Gestão do patrimônio arqueológico para o turismo, análise dos sítios de arte rupestre de Monte Alegre e Serra das Andorinhas, Pará, que compôs a sessão temática Valorização e gestão dos sítios de arte rupestre.

O Global Art 2009 é o mais importante evento sobre arte rupestre do mundo. Promovido anualmente pela IFRAO (International Federation of Rock Art Organizations), entidade que congrega todas as associações de arte rupestre do mundo, sempre em parceria com instituições locais que atuam no campo da pesquisa de arte rupestre. No Brasil, o apoio para a sua realização é da Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR) e da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

O Parque Nacional da Serra da Capivara tem cerca de 130 mil hectares e está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. Na unidade de preservação, foram revelados mais de 900 sítios arqueológicos, dos quais 657 apresentam pinturas e gravuras rupestres.

Mais informações no site do evento:
http://www.globalrockart2009.ab-arterupestre.org.br/

Agência Museu Goeldi

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]