CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

foto: Divulgação/MDA
Pará recebe mais 5 bibliotecas rurais Arca das Letras

O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), entrega mais 5 bibliotecas rurais para famílias do campo do estado do Pará. A ação acontece nesta quinta-feira (02) e vai beneficiar cerca de 800 famílias do município Terra Alta (PA).

Dez voluntários (dois para cada biblioteca) serão treinados pela equipe técnica do MDA para se tornarem agentes de leitura. Selecionados por meio de consulta comunitária, os agentes de leitura realizam as atividades da biblioteca rural, como o empréstimo dos livros e o incentivo à leitura. O horário de funcionamento das bibliotecas é definido em reunião comunitária, respeitando a disponibilidade dos agentes e a necessidade dos moradores.

A solenidade de diplomação dos agentes de leitura e entrega das bibliotecas será realizada na Câmara Municipal de Terra Alta (PA), a partir das 11h. A ação conta com o apoio da prefeitura de Terra Alta, da Delegacia Federal do MDA/PA, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação e do Banco do Brasil – Projeto BB Fome Zero.


Leitura e cidadania

Com mais esta ação, o Pará passa a ter 123 bibliotecas rurais, instaladas entre 2004 e 2009. São cerca de 20 mil famílias atendidas em 56 municípios paraenses. O estado também recebeu 29 acervos especiais, entregues para Casas Familiares Rurais, com o objetivo de apoiar atividades em pedagogia de alternância, com livros que contribuem para o desenvolvimento educacional, cultural e o trabalho no campo.

Em todo o país, o programa Arca das Letras, criado pelo MDA em 2003, implantou 6.207 bibliotecas rurais em mais de 1.800 municípios brasileiros. Até agora, o número de livros distribuídos passa de 1,3 milhão. São mais de 800 mil famílias do campo atendidas. A administração das bibliotecas é feita por mais de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é formada, inicialmente, por cerca de 200 livros. Os acervos contêm livros didáticos, obras literárias para crianças, jovens e adultos, e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca, além de legislação brasileira.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]