CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]


PESQUISADORES ENCONTRAM LAGARTO RARO NA AMAZÔNIA

Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi encontraram, pela primeira vez, no estado do Pará, um exemplar do lagarto Tupinambis quadrilineatus, espécie endêmica do cerrado brasileiro, antes registrada apenas nos estados do Mato Grosso e Goiás. O espécime foi encontrado em um fragmento de vegetação de cerrado, denominada de “savana estacional arborizada”, na divisa dos municípios de Redenção e Santa Maria das Barreiras, no sudeste do Pará.
A descoberta ocorreu durante expedição de campo realizada no âmbito do Projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico da Região Oriental e da Calha Norte do Estado do Pará e mostra a importância que os fragmentos de cerrados têm na conservação da biodiversidade. A ocorrência dessa nova espécie para o Pará foi registrada pelos pesquisadores Leandro Valle Ferreira e Teresa Ávila-Pires, do Museu Goeldi; Priscilla Prestes Chaves, bolsista do Projeto ZEE-PA; e Denise de Andrade Cunha, bolsista da Rede Geoma/MCT.
Realizado através de uma parceria entre o Museu Goeldi e o Núcleo de Gerenciamento do Programa Pará Rural, do Governo do Estado do Pará, o Projeto de Zoneamento tem por objetivo principal realizar estudos sobre os padrões da biodiversidade e desenvolvimento de modelos para subsidiar a implantação de políticas públicas de conservação das áreas abrangidas pelo Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado (ZEE-PA).
Para Leandro Ferreira, a descoberta salienta a importância de inventários biológicos como elemento primordial para ampliar o conhecimento sobre a distribuição de espécies na Amazônia, principalmente em habitats ameaçados pela expansão humana como os cerrados brasileiros. “Os cerrados da região de Redenção e Santa Maria das Barreiras encontram-se ameaçados pela expansão humana. Desta forma, recomenda-se que parte dos fragmentos de cerrado também seja considerada prioritária para a criação de novas unidades de conservação no âmbito do ZEE-PA”.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]