segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PIERRE VERGER - ANDALUCÍA 1935

Museu da UFPA recebe exposição Pierre Verger – Andalucía 1935

Região de Andalucía, verão de 1935. Tensões populares se espalham por toda a Espanha, culminando, anos mais tarde, na Guerra Civil Espanhola. Sob esse contexto, o fotógrafo e etnólogo Pierre Verger retratou o cotidiano andaluz de minorias oprimidas, como ciganos e negros. Os registros fotográficos compõem a exposição itinerante Pierre Verger – Andalucía 1935, realizada pelo Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), pela Embaixada da Espanha e pelo Centro Cultural da Espanha em São Paulo. O evento será de 18 de agosto até 30 de setembro de 2009, com entrada franca, no MUFPA.

A exposição, inédita no Brasil, chega a Belém após passar por Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que o Museu da UFPA recebe uma mostra internacional e o intuito é de que o público belenense conheça um pouco mais sobre a vida e a obra de Pierre Verger, contemplando as 70 fotografias em preto e branco. O artista e pesquisador ficou bastante conhecido no Brasil por sua passagem pela Bahia, onde registrou a história, costumes e, principalmente, a religião praticada pelos povos iorubás e seus descendentes. No entanto, a exposição surpreende ao revelar para o grande público uma fase de Verger ainda pouco conhecida, mas não menos rica.

A programação inclui a conferência de abertura “História da Arte Flamenca: andaluzes, ciganos e negros no panorama andaluz”, proferida por Jesús Cosano, um dos curadores da exposição. Outra atividade é a visita guiada com explicações acerca das fotografias e do contexto de realização. Estão previstos, também, a exibição de filmes para aqueles que queiram saber mais sobre o universo artístico e pessoal de Verger, antes da visita à mostra fotográfica, e um workshop sobre vinhos da Andalucía, com uma sommelier espanhola.

Escolas que tenham interesse em visitar a exposição devem inscrever-se antecipadamente pelo e-mail: museufpa@gmail.com.

Clique aqui para conhecer mais sobre a biografia de Pierre Verger.


SERVIÇO: Pierre Verger – Andalucía 1935

Conferência “História da Arte Flamenca: andaluzes, ciganos e negros no panorama andaluz”: 18 de agosto de 2009, às 17h30h, na Sala Multimídia do Museu da UFPA.

Visita guiada: 18 de agosto de 2009, às 19h, no Museu da UFPA.

Visitação: de 19 de agosto a 30 de setembro de 2009

De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30

Sábados, domingos e feriados das 14h às 18h

Entrada franca.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget