sexta-feira, 14 de agosto de 2009

TOMAR AÇAÍ FAZ BEM AO CORAÇÃO


PESQUISA REVELA QUE AÇAÍ PREVINE ATEROSCLEROSE

Alimento abundante na natureza e nas mesas paraenses. O açaí é o prato principal de muitas famílias em alguns municípios do Pará, como em Igarapé-Miri. Tomando açaí diariamente, essa população não sabia que estava se prevenindo contra aterosclerose (entupimento de veias e artérias), principal causa de morte no mundo (46%). É o que pesquisa, há dez anos, o cardiologista Eduardo Augusto Costa, professor da Faculdade de Medicina da UFPA.

O fruto amazônico é rico em antocianina, uma substância antioxidante que impede a oxidação do colesterol na parede das artérias e, consequentemente, a não formação da placa responsável pelo entupimento dos vasos. Quer dizer, então, que quem toma açaí corre menos risco de infarto e derrame? Exatamente.

É o caso da população de Igarapé-Miri. Até agora, avaliando mais de 800 pessoas que tomam açaí e mais de 200 que não tomam, o cardiologista observa que o HDL (bom colesterol) é elevado e o LDL (mau colesterol) está em níveis normais nas pessoas que tomam açaí. Esse dado mostra que esse grupo possui menos riscos de sofrer com doenças ateroscleróticas do que a amostra da população que não consome o alimento.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget