quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE: A POLÊMICA


Licença para Usina de Belo Monte sairá na próxima semana, diz presidente do Ibama

A licença prévia para Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, “certamente” será concedida na próxima semana. A informação é do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias.

O cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a emissão da licença até a próxima segunda-feira, dia 26. “Estamos trabalhando dia e noite na análise dos documentos. Certamente sairá na próxima semana”, afirmou.

Messias disse que os documentos estão sendo analisados “rigorosamente dentro da lei” e que não há corre risco de perda de qualidade na análise das condicionantes que o empreendedor terá que assumir para dar início às obras de Belo Monte.

“Estamos fazendo um esforço grande, mas sempre com o cuidado de não perder qualidade na conclusão”, ponderou. Segundo Messias, durante as audiências públicas, o Ibama recebeu dezenas de sugestões da sociedade sobre o empreendimento. “Tudo está sendo analisado com afinco."

Maior empreendimento energético do PAC, a Usina de Belo Monte terá potência instalada de 11 mil megawatts, a segunda maior do Brasil atrás apenas da Hidrelétrica de Itaipu, no Rio Paraná, que tem 14 mil megawatts). O Ministério de Minas e Energia já anunciou que pretende realizar o leilão da hidrelétrica entre os dias 7 e 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget