segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E A AMAZÔNIA

Força tarefa: governo deve apoiar três formas de financiamento para REDD

fonte: Amazonia.org.br

O governo brasileiro deve apoiar três mecanismos para o financiamento de ações do REDD [Redução por Emissões de Desmatamento, Degradação mais Conservação, Manejo Florestal Sustentável e Manutenção de Estoques Florestais] no processo de negociações da Convenção Quadro sobre mudanças do clima das Nações Unidas (UNFCCC). É o que recomenda ao governo a Força Tarefa sobre REDD e Mudanças Climáticas, criada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para analisar o tema.

A recomendação faz parte de um relatório apresentado durante o 6º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que aconteceu no Amapá até sexta-feira (16/10). De acordo com a indicação, os três mecanismos seriam: "financiamento governamental, de mercado sem compensações e de mercado com compensações de emissões de países.

Além do apoio ao financiamento, o documento também pede a inclusão do REDD no crescente mercado de carbono. "Como forma de valorizar a floresta em pé, na forma de compromissos adicionais para os países do Anexo I [industrializados, membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e os que pertenciam ao antigo bloco soviético, que têm metas de redução de emissão de gases em relação ao Protocolo de Kyoto]. Isso poderia ser feito por meio de uma cota, a ser preenchida exclusivamente por REDD.

Veja o relatório completo:

Relatório I da força tarefa sobre REDD e Mudanças Climáticas - http://www.amazonia.org.br/arquivos/331774.doc

Nenhum comentário:

National Geographic POD