CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Fotos: Messias Costa

Museu Goeldi recebe sua mais nova moradora

Quem foi ao Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Goeldi nesta semana pode conferir o seu mais novo, ou melhor, sua mais nova habitante. Desde segunda-feira, 16 de novembro, um filhote, fêmea, de onça-pintada (Panthera onca) está ocupando o viveiro das onças.

O animal, que ainda não recebeu um nome, tem apenas 6 meses de vida e chegou ao Museu há cerca de 3 semanas, trazido pelo Ibama. A oncinha foi apreendida em Anajás, município paraense localizado no Arquipélago do Marajó, recebeu os tratamentos iniciais dos veterinários do Museu Goeldi (MPEG) e já começou seu processo de adaptação em cativeiro, onde seu comportamento será monitorarado.

O filhote ainda não fica integralmente no viveiro, passando as manhãs e retornando para a Veterinária do Museu ao fim do dia. Como é muito jovem, ainda é muito sensível e requer uma adaptação gradual e cautelosa, sobretudo por não contar com a presença dos pais. “Animais muito jovens, que não tem a figura dos pais ficam inseguros e podem ser apegar facilmente às pessoas. Por isso, é necessário um cuidado gradual”, explica Messias Costa, do Serviço do Parque Zoobotânico (SPZ/MPEG).

Sobre o animal - A onça-pintada é o maior felino das Américas, distribuindo-se desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. Vive cerca de 20 anos e possui uma diversidade de habitat, podendo ser encontrado em cerrado, caatinga, pantanal e florestas tropicais. É um animal carnívoro, que está no topo da cadeia alimentar dentre os carnívoros terrestres. Está ameaçado de extinção e apresenta certas dificuldades quando criado em cativeiro, tanto por se reproduzir com facilidade, aumentando facilmente a quantidade de espécies cativas, quanto por precisar de muito espaço.

Atualmente, o Museu Goeldi possui dois outros exemplares de onças: Guma, com 10 anos e Talismã, com 12 anos. No mês de julho deste ano, o MPEG perdeu Bemp, uma fêmea de onça-pintada preta de 22 anos.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]