CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

UFOPa realiza workshop sobre toxinas animais

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Amazônia (PGRNA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPa), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Toxinologia do Instituto Butantã e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxinas, realiza, entre os dias 4 a 8 de outubro, o 1º Workshop “Toxinas Animais: patrimônio natural para inovação farmacêutica”, que contará com a participação de especialistas do Butantan, da UFOPa e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Aberto à comunidade acadêmica e aos interessados no tema, o evento terá cinco palestras que serão realizadas no Auditório Wilson Fonseca, situado no Campus Rondon, em Santarém (PA). O workshop inicia-se no dia 4 de outubro, às 8h30, com a palestra "História natural de animais venenosos e bioprospecção de secreções de anfíbios", que será ministrada pelo professor Carlos Jared, do Butantã. No dia 5, o professor Inácio Junqueira de Azevedo, do Butantan, falará sobre as "Análises globais para bioprospecção de toxinas de venenos".

“Toxinas de animais aquáticos com potencial terapêutico e biotecnológico” é o título da palestra do professor Joacir Stolarz de Oliveira, da UFOPa, no dia 6. No dia 7, será a vez da professora Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, do Butantan, abordar o tema “Toxinas e desenvolvimento de fármacos”. O evento encerra-se no dia 8 com a palestra “Toxinas de artrópodes com possíveis usos terapêuticos e biotecnológicos”, da professora Maria Elena Lima, da UFMG.

Coordenado pelas professoras Ana Moura (Butantan), e Rosa Mourão (UFOPa), o workshop é uma atividade inserida na disciplina de Bioprospecção em Recursos Naturais II, do PGRNA. Não será necessária a inscrição prévia e aqueles que apresentarem 75% de presença receberão uma declaração de participação. Mais informações pelo e-mail pgrna@ufpa.br e pelo telefone (93) 3522-2570.

Butantã Amazônia
O workshop sobre toxinas animais também integra a programação do V Encontro Butantã na Amazônia, que será realizado no período de 4 a 15 de outubro, nos municípios de Santarém e Belterra, na região oeste do Pará, com o tema “Patrimônio Natural da Amazônia no ano da Biodiversidade”.

Gratuito, o encontro é voltado para estudantes e profissionais das áreas de Biologia, Veterinária, Medicina, Enfermagem e Meio Ambiente.

Além do workshop, o encontro terá três simpósios:
- Jornada de Animais Peçonhentos e Doenças Tropicais, de 4 a 8 de outubro, na Universidade Estadual do Pará (UEPa), em Santarém
- Patrimônio Natural da Amazônia: do que se trata?, de 9 a 11 de outubro, no Centro de Memória, em Belterra
- Jóias em Crise: Ações Humanas e a Biodiversidade Ameaçada, nos dias 13 e 14 de outubro, nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), em Santarém.

Mais informações sobre a quinta edição do Encontro Butantã na Amazônia pelo e-mail butantanamazonia@butantan.gov.br

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]