CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Evento reúne universidades para debater a Amazônia

“Amazônias: Paisagens, Narrativas e Sentidos”. Este é o tema que vai nortear o ciclo de debates sobre as identidades culturais da Amazônia, que acontecerá em Belém, entre os dias 25 e 27 de outubro. A programação é uma realização conjunta entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade da Amazônia (UNAMA). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.amazonias.blog.br.

O ciclo de debates é resultado de um projeto de mesmo título, “Amazônias: Paisagens, Narrativas e Sentidos”, único da Região Norte a receber aprovação no Edital Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura (MinC) - versão 2010. A proposta, que visa abrir espaços de reflexão sobre a diversidade cultural amazônica, reunindo produtores e pesquisadores em discussões temáticas, foi elaborada pelos professores Josebel Fares (UEPA) – curadora; Paulo Jorge Martins Nunes (UNAMA) e José Guilherme Fernandes (UFPA), ambos curadores associados.

O projeto foi um dos 260 inscritos no edital em todo o Brasil. Durante a disputa, 23 projetos ficaram no páreo e somente oito foram selecionados, entre estes, o “Amazônias: Paisagens, Narrativas e Sentidos”. Essa foi a primeira vez que um projeto da Amazônia foi selecionado pelo Cultura e Pensamento. Segundo os organizadores, o objetivo é fazer com que toda a sociedade possa entender como a enunciação de transplantação de mitos acaba por designar a região e torná-la quase sempre vítima de uma manipulação enunciativa.

PROGRAMAÇÃO
O primeiro ciclo de debates a promover esse espaço de discussão sobre a diversidade cultural amazônica será no Auditório David Mufarrej, da UNAMA. Além da UFPA, UEPA e UNAMA, o projeto conta, também, com a colaboração da Universidade Federal do Amazonas e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio do Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela professora Jerusa Pires Ferreira, e de outras Instituições de Ensino Superior, como a Universidade de Brasília; a Universidade de São Paulo e a Pontifícia Universidad Católica del Peru.

A cerimônia de abertura ocorrerá dia 25, a partir das 20h, e contará com apresentação artística e lítero-musical do Coro Cênico da UNAMA e exposição com textos e imagens sobre a Amazônia. Entre os debatedores, estarão algumas das principais expressões do pensamento cultural amazônico, como os professores paraenses Amarílis Izabel Alves Tupiassu, João de Jesus Paes Loureiro, Lúcio Flavio Pinto, Graça Silva e Mariza Morkazel, além dos amazonenses Márcio Souza e Marcos Frederico Krüger Aleixo; e ainda Eduardo Jaime Huarag, de Lima (Peru), Henryk Siewierski, de Brasília, e Willi Bolle, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]