CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Encontro debate História, Sociedade e Educação no Brasil

O evento marcará o lançamento oficial do Grupo de Estudos HISTEDBR na UFOPa

O Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPa) promove hoje e amanhã (18 e 19/10), em Santarém (PA), o 1º Encontro do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR/UFOPa), que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da pesquisa sobre a educação, especialmente na Amazônia. Aberto ao público, o evento discutirá no auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon, o tema “A Pesquisa Histórico-Educacional na Amazônia: Articulando o singular e o universal”.

O encontro teve início hoje, às 9h, com a apresentação e instalação oficial do grupo HISTEDBR na UFOPa, que estará vinculado ao Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR Nacional/UNICAMP) e contará com a participação de docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação. Dentre as metas do grupo estão a produção de conhecimento e a sistematização de pesquisas sobre a educação na Amazônia, além do intercâmbio com outras instituições.

Coordenado pelos professores Anselmo Alencar Colares e Lília Imbiriba Colares, o HISTEDBR/UFOPA possui duas linhas de pesquisa: “História, Memória e Educação”, voltado para o resgate da memória individual e coletiva e a análise histórica da educação para a compreensão das práticas pedagógicas na Amazônia; e “Formação de Professores, Política e Gestão da Educação”, que englobará estudos relativos à compreensão histórica da política educacional brasileira e seus desdobramentos. “O grupo já está cadastrado no CNPq e a nossa perspectiva é de implementar novas pesquisas na área da educação, além de um museu pedagógico”, explica Lília Imbiriba Colares.

O Coordenador Executivo do HISTEDBR Nacional/UNICAMP, Prof. Dr. José Claudinei Lombardi, falará sobre a importância dos grupos de pesquisa e as ações do HISTEDBR no país. O evento prossegue às 19h com a palestra “Legado histórico e desafios atuais para a educação pública”, também a ser proferida pelo professor Claudinei Lombardi. O encontro encerra-se na terça-feira, dia 19, às 19h, com palestra da Prof. Dra. Mara Regina Jacomeli, da Faculdade de Educação da UNICAMP, sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as reformas educacionais.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]