CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

UFOPA realiza ciclo de palestras para comemorar aniversário

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) completa hoje, dia 5 de novembro, seu primeiro ano de existência. A UFOPA foi criada por meio da Lei 12.085, de 5 de novembro de 2009. E para comemorar a data realiza a partir desta sexta-feira o “I Ciclo de Extensão”. O ciclo atende às demandas da nova estrutura curricular da Universidade, a qual prevê uma formação graduada interdisciplinar. Os debates são destinados à comunidade acadêmica da UFOPA e de outras instituições de ensino superior, e também aos alunos do Ensino Médio. A programação de aniversário da UFOPA se estende até o mês de dezembro e inclui também a realização dos I Jogos Internos da UFOPA.

“O objetivo do Ciclo é trabalhar os conteúdos ligados a temas integradores como educação, saúde, inovação tecnológica que atendam aos parâmetros curriculares e aos interesses da sociedade em geral, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou a coordenadora do Ciclo e diretora do CFI, Prof. Dra. Dóris Farias. Outro objetivo do ciclo é debater temas interdisciplinares de interesse acadêmico sobre a Amazônia para a construção de um acervo documental que depois poderá ser consultado por professores e alunos.

Centro de Formação Interdisciplinar
O CFI tem a missão de desenvolver, promover e estimular a abordagem interdisciplinar na UFOPA, no tripé ensino-pesquisa-extensão, envolvendo alunos, professores e técnicos em educação. “É a instância que está voltada para que a UFOPA seja capaz de promover uma abordagem inovadora para os estudos amazônicos”, explica Dóris.

Ciclo de Palestras
O evento ocorrerá no auditório Wilson Fonseca, localizado no Campus Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n). A abertura do evento será feita pelo Reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço. Em seguida o diretor do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA), Adalberto Val, falará sobre o tema “Amazônia: Encontro de Água e Vidas”. As palestras seguintes serão: “Abordagem Interdisciplinar na Produção do Conhecimento”, proferida pela Prof. Dra. Teresa Ximenes; “Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento”, proferida pelo Prof. Dr. Marcos Ximenes; “Educação e Saúde”, proferida pela Prof. Dra. Erli Helena Gonçalves.

Convidados
O jornalista Lúcio Flávio Pinto, a antropóloga Jane Beltrão (UFPA), o sociólogo e ex-reitor da UFPA Alex Fiúza de Melo, o Prof. Dr. Lauro Barata (Unicamp/UFOPA) e o Prof. Dr. Luiz Bevilacqua (UFRJ) estarão entre os palestrantes.

A partir do mês de dezembro deste ano, os debates ocorrerão também nos outros campi em que a UFOPA realiza atividades: Alenquer, Óbidos, Itaituba, Monte Alegre, Juruti e Oriximiná.

I Jogos Internos
De 5 a 15 de novembro de 2010 ocorrerão, no Ginásio da Universidade Estadual do Pará (UEPA), em Santarém (PA), os I Jogos Internos da UFOPA (JIUFOPA 2010), evento poliesportivo que tem por objetivo a integração da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Fazendo parte da programação do primeiro aniversário da UFOPA, os JIUFOPA 2010 terão a participação de 10 equipes (Biologia, BSI, Direito, Engenharia Florestal, Física Ambiental, Geografia, Letras, Matemática, Mestrado e Pedagogia), que disputarão partidas de Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol, Voleibol, Tênis de Mesa, totalizando 172 confrontos, além de provas de natação.

Informações: CFI/UFOAP com Edivana (93) 3064-9099

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]