quinta-feira, 24 de março de 2011

MEMÓRIA DA PESQUISA NA AMAZÔNIA

Projeto de extensão quer contar a história do NAEA

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está executando o Projeto de Extensão “Memória Viva do NAEA”, que começou a vigorar em março de 2010 e deve ser concluído em 2013, quando o Núcleo completará, efetivamente, 40 anos de funcionamento.

Para a implantação do acervo, a metodologia empregada está relacionada com os procedimentos de tratamento da informação, consoante os preceitos teóricos da Arquivologia, da Biblioteconomia e da legislação de salvaguarda do patrimônio documental nacional. Após essa etapa, serão utilizadas tecnologias de informação e comunicação.

O NAEA foi fundado em fevereiro de 1973 e desde o seu surgimento até os dias atuais, vem pautando seu trabalho em três premissas básicas: ensino, em nível de pós-graduação; pesquisa, notadamente em assuntos de natureza socioeconômica relacionados com a região amazônica; e a informação, por meio de coleta, elaboração, processamento e divulgação dos conhecimentos científicos e técnicos disponíveis sobre a região.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget