quarta-feira, 11 de maio de 2011

INTERNET E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA

Principal provedor de internet das instituições federais de ensino atinge 3Gbps no Pará

O novo enlace de 3 Gbps que atende o Ponto de Presença (POP) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no Pará e seus clientes acadêmicos entrou em produção no último dia 30 de março, segundo informações da Coordenação do POP-PA-RNP. Tal enlace faz parte de um dos múltiplos novos anéis ópticos, que estão sendo implantados pela RNP em todo o território nacional, dentro de um grande projeto de atualização denominado Nova Rede Ipê.

Com essa ativação, a capacidade total de escoamento de tráfego de internet para os clientes acadêmicos no Pará cresce mais de 11 vezes quando comparada ao total anterior (de 257 Mbps). A despeito deste grande crescimento, há previsão de que o enlace seja novamente expandido dentro dos próximos 2 anos, chegando ao patamar de 10 Gbps.

A ativação do novo enlace de 3Gbps demonstra a contínua ação de parceria entre o POP-PA e a RNP para disponibilizar um serviço de provimento de internet de qualidade a seus clientes, cumprindo padrões sempre crescentes de desempenho, robustez e segurança.

Provedor - O POP no Pará é o principal provedor de serviços de internet das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa de Belém e demais municípios paraenses e fica sediado no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Pará (CTIC-UFPA).

Primeira rede acadêmica de acesso à internet no Brasil, a RNP integra cerca de 600 instituições de ensino e pesquisa no País, beneficiando a mais de um milhão de usuários.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget