domingo, 7 de agosto de 2011

AGRICULTURA URBANA NA AMAZÔNIA

Pará receberá recurso do MDS para implantar agricultura urbana

Com a verba, o estado poderá adquirir equipamento e material e contratar pessoal.

Para incentivar a produção de alimentos de forma comunitária, com o objetivo de atender famílias de baixa renda e melhorar a segurança alimentar e nutricional, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai apoiar a implantação do programa de Agricultura Urbana e Periurbana no Pará. O estado foi selecionado após participar do edital público do MDS, que aprovou no total seis projetos em todo o País. O investimento é de R$ 3,2 milhões.

O governo do Pará poderá usar o recurso na aquisição de equipamentos e de material de consumo e na contratação de serviços de terceiros. A primeira reunião com os estados e o DF para explicar o funcionamento e a execução do programa aconteceu na última quinta-feira, dia 4 de agosto. Após esse processo e a apresentação de toda a documentação pelos estados a expectativa é liberar os recursos até novembro.

O programa promove a produção de alimentos de forma comunitária. São produtos agrícolas (hortaliças, frutas, plantas medicinais e ornamentais, cultivadas ou advindas do agroextrativismo) e pecuários (animais de pequeno e médio porte) voltados para autoconsumo, trocas e doações ou comercialização.

Para prestar serviços de assistência técnica e fornecer insumos às famílias beneficiadas pelo programa, o MDS implanta Centros de Agricultura Urbana e Perirurbana. Atualmente, existem 12 centros e outros dez estão sendo criados. Desde 2003, cerca de 120 mil famílias foram beneficiadas pelo programa.

Nenhum comentário:

National Geographic POD