quinta-feira, 13 de outubro de 2011

EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA: Introdução

"Amazônia em Foco" integra expedição de cultura e biodiversidade

A expedição “Revisitando cultura e biodiversidade entre o rio e a floresta: do Guamá ao Tapajós” que saiu hoje de manhã de Belém (PA) rumo a Santarém (PA), conta com a participação diversos pesquisadores, professores, alunos e convidados de várias universidade, entre elas da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).  Entre os convidados está o nosso modesto blog Amazônia em Foco, que tentará repassar aos navegantes que por aqui aportam um pouco do que estará acontecendo no decorrer da viagem. A expedição vai realizar atividades científicas e culturais em Santarém, Óbidos, Alenquer, Oriximiná e Monte Alegre.

Essas atividades estão sendo realizadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do programa integrado “Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Pa­raense” (IFNOPAP) e do programa “Campus Flutuante”; pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) e pelo programa “Expedições” do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI/UFOPA).

O projeto integrado “Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Pa­raense” (IFNOPAP) está na 15ª edição e já é considerado uma das mais importantes ações educacionais, culturais e ambientais do estado do Pará. Em 2011, o Encontro Internacional IFNOPAP/Campus Flutuante contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores e profissionais do Pará, de outros estados e também de outros países.

Na programação, que ocorrerá de 13 a 22 de outubro, estão previstas conferências, oficinas, minicursos e mesas-redondas que abordarão os diversos temas ligados à cultura e à biodiversidade amazônica, considerando as peculiaridades de cada microrregião.  As atividades serão realizadas dentro da embarcação e também em terra firme. Entre os convidados estão Leonor C. Osorio Granado, consulesa da Venezuela, e Ana Elisa Osorio Granado, deputada venezuelana, que irão participar da mesa-redonda “Transformações Sociais e Culturais na Amazônia Venezuelana”, a ser realizada na manhã do dia 14, durante a viagem em direção a Santarém.

As atividades da expedição irão reunir, além de representantes da comunidade científica, representantes da sociedade, que debaterão acerca dos processos biofísicos e biogeoquímicos de ecossistemas do Médio Amazonas; biologia de recursos da biodiversidade; interdisciplinaridade e interações entre o homem e o ambiente, entre outros assuntos.

Histórico – A primeira expedição do Projeto Integrado “Imaginário nas Narrativas Orais Populares da Amazônia Pa­raense” (IFNOPAP) ocorreu em 1993, no Campus-Sede e Campi Avançados da UFPA, com vistas a recolher “o que se conta” no Pará, não apenas para preser­vação da memória paraense, mas também para propiciar a alunos e professores da graduação e da pós-graduação a oportunidade de realizar tra­balhos acadêmicos, a partir de um acervo amplo e organizado.

De lá para cá o projeto já coletou cinco mil narrativas, realizou 107 oficinas e minicursos, publicou 51 artigos e 13 livros. Também já percorreu 6.846 km por rios e 958 km por estradas. Mais de 20 mil pessoas já foram beneficiadas com as atividades científicas, educativas e culturais do IFNOPAP.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget