CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Sítios arqueológicos podem virar 
museus a céu aberto em Monte Alegre (PA)

Pedra do Mirante (Foto: Edvaldo Pereira/Amazônia em Foco)


Um projeto de musealização de dois sítios arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), na Região do Baixo Amazonas, noroeste do Pará, foi apresentado nesta quinta-feira (28), à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), em Belém. O projeto, intitulado “Socialização dos Sítios Arqueológicos da Amazônia”, vai beneficiar os sítios arqueológicos Serra da Lua e Pedra do Mirante.


Serra da Lua (Foto: Edvaldo Pereira/Amazônia em Foco)


A gerente do Pema e da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, Patrícia Messias, informou que a importância desse projeto é a preservação da cultura local e a garantia da sustentabilidade das comunidades tradicionais que habitam a área ambiental. “A idéia é fomentar o turismo ao mesmo tempo em que promoveremos segurança e a conscientização das comunidades para preservarem o local”, explica.

O projeto é coordenado pela Sema e desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Universidade Federal do Pará (Ufpa) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). “Vamos disponibilizar o que está preservado para conhecimento do turismo e facilitar também a visita científica e outras modalidades”, explicou Silvio Figueiredo, da Ufpa.

Segundo a engenheira civil da Sema, Evandra Vilacoert, apesar de receber muitos visitantes a área ainda não está adequada para o turismo. “Queremos facilitar o acesso e proporcionar condições adequadas para o ecoturismo. Antes que o turista entre no local, vai entender o que encontrará pela frente e escolherá qual caminho irá percorrer, acompanhado de um guia”, comenta.

De acordo com a Sema, a musealização prevê a instalação de várias estruturas necessárias para a visitação desses dois sítios: banheiros, chapelaria (espaço para guardar volumes), lanchonete, auditório, sala multiuso e plataformas de acesso, inclusive para deficientes físicos. Com essa estrutura pronta, o ecossistema será preservado e as comunidades locais receberão recebendo instruções da Sema sobre preservação da área em que vivem.

A Área de Proteção Ambiental Paytuna
A Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna, onde está localizado o Parque Estadual de Monte Alegre, foi criada, por lei, em dezembro de 2001. O principal objetivo da regulamentação da área é amenizar impactos causadores de danos ambientais.

O acesso à APA é feito a partir do município de Santarém. De lá, é preciso fazer uma viagem de lancha (cerca de duas horas) até a cidade de Monte Alegre, depois, seguir por via rodoviária durante 20 minutos. Os atrativos da APA Paytuna são, entre outros, as pinturas rupestres.

(Informações do site G1 PA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Como docente do curso de História da Faculdade Integrada Brasil Amazônia parabenizam pela conteúdo debatido neste texto. Vamos divulgá-lo entre nossos acadêmico. Professora Lucidéa Santos

Bottom Ad [Post Page]