CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú promove minicurso

O Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendajú e o Grupo de Pesquisas em Terras Pretas e Mulatas na Amazônia (ArqueoTerra), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), convidam a comunidade acadêmica e demais interessados para participar do minicurso A Cerâmica do Baixo Tapajós, com a Profa. Dra. Denise Maria Cavalcante Gomes, do Museu Nacional/UFRJ.

Denise Gomes é doutora em Arqueologia pela Universidade de São Paulo e tem pós-doutorado em Etnologia Indígena pelo Museu Nacional. Já publicou dois livros: Cerâmica Arqueológica da Amazônia (2002) e Cotidiano e Poder na Amazônia Pré-Colonial (2008). Atualmente é professora de Arqueologia do Departamento de Antropologia do Museu Nacional, com atuação em Arqueologia Pré-histórica, com ênfase em Arqueologia Amazônica, Análise Cerâmica (tecnologias pré-históricas e históricas), Arte Pré-Colonial e Arqueologia Pública.

Desde 1997, a Dra. Denise Gomes desenvolve pesquisas sobre a cultura Santarém (PA), a partir de estudos de coleções museológicas, bem como pesquisas de campo sobre os períodos formativo e pré-colonial tardio. Foi responsável pela realização das primeiras escavações científicas no sítio Aldeia, principal sítio da cultura Santarém localizado em área urbana, e ainda hoje desenvolve pesquisas na região.

O minicurso será realizado nos dias 4 e 6 de março de 2013, às 14 horas, no novo Laboratório de Arqueologia, no Campus Tapajós. As inscrições poderão ser feitas por meio eletrônico para o e-mail grupo.arqueoterra@gmail.com, pelo telefone (93) 2101-4905 ou no próprio Laboratório.

O minicurso é destinado aos alunos de graduação do Programa de Antropologia e Arqueologia e a todos os demais interessados em Arqueologia Amazônica. Serão emitidos certificados de conclusão do minicurso com a carga horária de 8 horas.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]