CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Seminário Interdiálogos abrirá Jornada 
“Pescadores Tradicionais, Recursos Naturais e Dinâmicas da Paisagem”

Com o tema “Populações Tradicionais Pesqueiras: pesquisas, intercâmbios, parcerias e experiências no Grupo de Pesquisa ETAPA”, Seminário Interdiálogos, organizado pelo Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq) do Museu Paraense Emílio Goeldi, abrirá a Jornada “Pescadores Tradicionais, Recursos Naturais e Dinâmicas da Paisagem” cujo objetivo será a divulgação de pesquisas organizada pelo Grupo RENAS e seus parceiros.

O seminário, que acontecerá no dia 12 de março, às 9h, no auditório da Coordenação de Botânica do MPEG, abordará as populações tradicionais pesqueiras e as experiências antropológicas de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As discussões serão conduzidas por Francisca de Souza Miller, Pós-doutora em Antropologia e professora da UFRN e coordenadora do grupo ETAPA.

Grupo ETAPA – Criado em 2005, o grupo de pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal tem o objetivo de estudar e discutir sobre culturas humanas em relação aos seus meio-ambientes potenciais e perceptuais. O grupo mantém atividades regulares de discussão teórico-metodológicas e de apresentação de resultados de pesquisa em eventos científicos.

Interdiálogos - Realizado desde 2013, o Seminário visa o compartilhamento e a atualização de informações, conceitos e metodologias de pesquisas realizadas ou em andamento no âmbito das ciências sociais e naturais, tanto entre os participantes do projeto RENAS, quanto em relação a outros projetos e instituições. Dessa forma, o “Interdiálogos” propõe a discussão da interdisciplinaridade e a interação entre os pesquisadores das áreas de conhecimentos  que fazem interface com as ciências sociais, buscando avançar nos conceitos utilizados nas diversas áreas abordadas na relação homem/meio ambiente.

Serviço:
Seminário Interdiálogos
Tema: “Populações Tradicionais Pesqueiras: pesquisas, intercâmbios, parcerias e experiências no Grupo de Pesquisa ETAPA”
Data/Hora: 12 de março, às 9h
Local: Auditório da Coordenação de Botânica do MPEG – Campus de Pesquisa (Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme, Belém/PA)


Com informações da Agência Museu Goeldi

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]