CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Instituto de Ciências da Sociedade (ICS/UFOPA) promove evento para discutir diversidade e sociedades amazônicas


Estão abertas as inscrições para o I Encontro Diversidade em Foco & I Simpósio Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente, eventos integrados que discutirão temas como discriminação e racismo nas universidades; gênero e sexualidade; direitos socioambientais e coletividades, entre outros. Promovidos pelo Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca) e pelo Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, os eventos serão realizados no período de 9 a 13 de novembro, no Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon, em Santarém (PA).

De acordo com a organização dos eventos, as iniciativas visam a promover, por meio de debates e mesas-redondas, o intercâmbio de ideias e experiências interdisciplinares de atuação no campo do patrimônio cultural e dos direitos culturais, especificamente na Amazônia. “Durante os últimos meses denúncias de discriminações, associadas a preconceitos étnicos e de gênero, vieram à tona no Instituto, apontando a necessidade de tratar urgentemente do assunto, principalmente tendo em vista a presença de vários indígenas e quilombolas no corpo discente”, explica a vice-diretora do ICS, Lilian Rebellato.

Participarão dos debates professores e discentes da Ufopa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lideranças indígenas e representantes do Ministério Público Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros. Os eventos contarão ainda com minicursos, lançamento de livros e programação cultural de encerramento.


Inscrições – No valor de R$ 10,00, as inscrições para o Encontro e o Simpósio estão sendo realizadas no Pepca, situado na sala 302, 3º andar, da Unidade Amazônia (Av. Mendonça Furtado, bairro de Fátima). 

Mais informações pelo e-mail: pepca.ufopa@gmail.com.

Serviço: I Encontro Diversidade em Foco & I Simpósio Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente

De 9 a 13 de novembro de 2015

Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon

Organização: Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Pepca) e Instituto de Ciências da Sociedade (ICS)


Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]