terça-feira, 16 de junho de 2009

RIQUEZAS DE VOLTA

Foto: Edvaldo Pereira/Amazônia em Foco

Se a idéia for aprovada será a primeira vez que a Amazônia terá bolsa floresta para indígenas

"Vai ser inédito. Se der certo, vai ser a primeira vez nos meus 33 anos de vida que eu verei nossas riquezas voltarem para nós", comemorou a líder Puíra Tembé, que é coordenadora de Educação Indígena da Secretaria de Estado de Educação. O projeto prevê investimento em ações de segurança alimentar e de geração de renda, como o cultivo de açaí, produção de mel e artesanato, piscicultura, avicultura e suinocultura, tudo realizado a partir dos conhecimentos tradicionais indígenas.
O projeto indígena foi elaborado com a parceria do Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema), da Universidade Federal do Pará, a partir de um estudo feito pelo professor Claudionor Dias, integrante do Poema, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Caso a Sema aprove a proposta, o MDA vai investir em recursos humanos para apoio aos trabalhos e assistência técnica, social e ambiental para a comunidade.
Além de lideranças indígenas e de representantes do Poema, participaram da cerimônia de entrega do projeto à Sema o procurador da República Felício Pontes Jr. e integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do MDA.
A atuação articulada de instituições governamentais em apoio ao desenvolvimento sustentável dos tembé foi colocada em prática depois da realização de um seminário na sede do MPF em Belém em 2007.

A foto acima foi realizada durante minha visita à aldeia Tembé, no Alto Rio Guamá, em novembro de 2008.

Nenhum comentário:

National Geographic POD