A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) terá a terceira edição do ComunicAção Indígena. A programação, organizada pelo programa de Formação Básica Indígena (FBI) em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced), será quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro de 2019, no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon.
O ComunicAção Indígena é um espaço de compartilhamento de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos estudantes indígenas em suas comunidades de origem. Nesta edição, terá como temática “Tecendo saberes na relação universidade e comunidade”.
Além das exposições realizadas pelos estudantes, haverá conferências de dois pesquisadores que trabalham com povos indígenas na região amazônica: professor Gersem Baniwa, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e a professora Áustria Brito, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Durante a programação, serão apresentados 25 trabalhos desenvolvidos pelos estudantes indígenas que ingressaram na Ufopa por meio do Processo Seletivo Especial de 2019. Esses trabalhos estão publicados no Caderno de Resumos do evento.
O evento é destinado à comunidade acadêmica da Ufopa, instituições de Ensino Superior, profissionais das redes pública e particular de ensino, estudantes de pós-graduação e graduação e outros profissionais interessados.
Formação Básica Indígena
A FBI é um instrumento da Política de Ação Afirmativa da Ufopa, iniciado em 2016 e corresponde a um programa que tem como objetivo minimizar problemas enfrentados pelos indígenas no âmbito dos seus cursos de graduação. É uma formação inicial que se propõe a trabalhar a autonomia intelectual dos discentes indígenas, oriundos do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI), com conteúdo das Ciências exatas (matemática), Ciências humanas (Língua Portuguesa, Antropologia, Direito, outros) e Tecnologias.
Fonte:Comunicação /Ufopa
Nenhum comentário:
Postar um comentário