segunda-feira, 27 de julho de 2009

ATLAS LITERÁRIO DO IBGE


IBGE lança atlas literário sobre sertões brasileiros. Amazônia terá sua edição.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou hoje (27) o segundo volume do Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras: os Sertões Brasileiros, com imagens de satélite, fotos e mapas das localidades que serviram de cenário para grandes obras da literatura brasileira.

O projeto apresenta a região mediante percepções e impressões de romances que dão visibilidade à cultura e à realidade do povo sertanejo e seu habitat. O leitor pode conhecer o processo de formação dessa parte do Brasil por meio de fragmentos de obras de escritores como José de Alencar, João Guimarães Rosa, Coelho Netto, Agripa Vasconcelos, Herberto Sales, Afrânio Peixoto e Ariano Suassuna, entre outros consagrados romancistas que têm o sertão como temática.

Os técnicos do IBGE optaram por recortes territoriais com extensões definidas pelas dinâmicas econômica, populacional, cultural e ambiental, dividindo a região em: Sertões do Leste, Sertões do Ouro e Sertões dos Currais, Sertão de Cima e Sertões Nordestinos.

O primeiro volume do projeto foi publicado em novembro de 2006 e abordou o Brasil Meridional, com obras literárias como O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo, e Porteira Fechada, de Cyro Martins. Estão previstos os lançamentos de mais dois volumes do Atlas que serão dedicados à Amazônia e à Costa Brasileira.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget