terça-feira, 24 de novembro de 2009

EMISSÕES DE CO² NO BRASIL

Brasil vai apresentar propostas de redução de emissões por desmatamento em Copenhague

Da Agência Brasil

O Brasil deve apresentar 18 projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD, sigla em inglês) em execução no país como modelo para os demais participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague, na Dinamaraca, no próximo mês.

Os projetos foram apresentados hoje (24) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão responsável pela sistematização desses projetos, e das entidades envolvidas na elaboração dessas ações. De acordo com Minc, a intenção é “sacramentar” esses projetos em Copenhague.

Dos 18 projetos, 16 estão sendo executados na Amazônia e dois na Mata Atlântica. Um das iniciativas apresentadas é uma parceria entre o governo do Pará e o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) para implantação de florestas estaduais para reduzir as derrubadas e as emissões de gases de efeito estufa na região da Calha Norte.

O mecanismo de REDD deve ser incluído no novo acordo climático global, que vai complementar o Protocolo de Quioto pós-2012, no entanto, até agora não há definição sobre os recursos para financiar a redução de emissões por desmatamento. Para o ministro Minc, esse financiamento deve ocorrer tanto por parte de setores do governo quanto de empresas privadas com interesses socioambientais.

Ao destacar a importância desses projetos, Minc lembrou os prejuízos decorrentes do desmatamento, que vão da perda de áreas verdes à diminuição da neutralização de gases de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget