quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FDA VISITA O PARÁ E INSPECIONA AÇAÍ

Missão do FDA esteve no Pará para conhecer cadeia produtiva do açaí

Cinco auditores do Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos, estiveram no dia 05 em Belém, no Pará, com objetivo de conhecer a cadeia produtiva do açaí, desde o plantio, colheita, transporte e processamento e armazenamento do fruto.

Os auditores chegaram ao Brasil no dia 1º., quando desembarcaram em São Paulo e depois seguiram para Brasília, onde foram recebidos por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Em Belém, a missão norte-americana teve como objetivo conhecer as condições em que é produzido o açaí no Estado. Os auditores fizeram um monitoramento do avanço das práticas no cultivo do açaí no Pará e verificaram a qualidade do produto que chega ao mercado internacional. Isso ocorre devido ao crescente interesse pelo consumo do açaí no mercado americano.

O governo americano quer desestimular o consumo de refrigerantes nas escolas e substituí-lo por sucos de frutas, entre elas o açaí.

No Pará existem hoje 250 mil pessoas envolvidas na cadeia produtiva do açaí em 54 municípios, sendo Igarapé-Miri o maior produtor. No ano passado, o Estado produziu 540 mil toneladas; 20% dessa produção foram consumidas na área rural, 35% na área metropolitana de Belém e 30% foram comercializados no mercado nacional, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo. Outros 15% da produção de açaí foram exportados para os Estados Unidos e Europa.

A produção de açaí cresce em torno de 15% ao ano, tanto no campo quanto nas 68 agroindústrias que funcionam no Estado – dez delas exportam para o mercado externo.

Nenhum comentário:

National Geographic POD