CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

FUNDO AMAZÔNIA LANÇA LIVRO COM DEBATES SOBRE A REGIÃO

O livro “Amazônia em debate: oportunidades, desafios e soluções”, iniciativa do Fundo Amazônia do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é uma compilação dos textos resultantes da transcrição dos debates que aconteceram no edifício do BNDES, Rio de Janeiro, entre os meses de abril e junho de 2009, ao longo das discussões sobre o Fundo Amazônia. Três encontros foram realizados entre a equipe do Banco e estudiosos do setor e da região Amazônica, sobre temas distintos, cada uma das reuniões teve, em média, a duração de oito horas. A intenção foi iniciar o debate em torno da atuação do Fundo, de modo a se obter um conjunto de informações e de enfoques sobre o tema que contribuam na busca de diretrizes.

O texto introdutório do livro afirma que “entre consensos e algumas divergências, prevaleceu, nos três encontros realizados, a ideia de que o modelo de planejamento centralizador, que tratava a Amazônia como uma região homogênea, está ultrapassado”. Sendo assim, os debates acabaram convergindo para a constatação de que há várias Amazônias inseridas na região norte do país, com características particulares e que necessitam de ações e soluções diferentes.

A pesquisadora Ima Vieira participou do segundo encontro, onde estiveram presentes mais 10 estudiosos ligados à área de ciência e tecnologia. Segundo Vieira “três aspectos têm caracterizado a ocupação da Amazônia: total falta de planejamento, total ilegalidade do processo de ocupação e desperdício de recursos naturais”.

Fundo Amazônia - Criado em 2008, como forma de obter recursos para incentivar a preservação da floresta amazônica, o objetivo central do Fundo Amazônia é promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico. A gestão do Fundo cabe ao BNDES, os recursos obtidos são aplicados sob a forma de financiamentos não reembolsáveis.

BNDES - É um órgão do Governo Federal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que hoje atua como o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.

O livro “Amazônia em debate: oportunidades, desafios e soluções” está disponível neste link.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]