quarta-feira, 18 de abril de 2012

ARQUEOLOGIA NA AMAZÔNIA

Um Porto... Muitas Histórias!


Será aberta hoje (18/04) às 19 horas a exposição  "Um Porto, Muitas Histórias; Objetos Arqueológicos do Porto de Santarém e seus Contextos". A exposição traz um mostra representativa de fragmentos e artefatos encontrados durante as escavações realizadas na área do Porto de Santarém desde 2009, em trabalhos realizados pelo arqueóloga Profa. Dra. Denise Schaan.

Sem dúvida uma oportunidade ímpar para conhecer e apreciar significativos vestígios da cultura material de sociedades indígenas que habitaram a área hoje ocupada pela cidade de Santarém, sob o ponto de vista arqueológico uma das cidade mais importantes para o estudo e a busca pela compreensão do passado pré-colonial na Amazônia e no Brasil. 


Entre os materiais expostos estão fragmentos de vasilhas decoradas, estatuetas, objetos líticos, como lâminas de machados (para derrubar árvores), rodelas de fuso (para fiar) e calibradores (para fazer hastes de flechas), pingentes, alargador de orelha, contas de cerâmica e muitos outros objetos, além de um muiraquitã, pela primeira vez encontrado em uma escavação arqueológica.

Todo material exposto é parte da coleção reservada no Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju, situado no campus Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Onde: Museu João Fona (Avenida Adriana Pimentel, s/n - Prainha - orla de Santarém - PA)
Quando: 18/04/2012 às 19h

Nenhum comentário:

National Geographic POD