CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos discutem Educação, Ciência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Dando continuidade ao 1° Ciclo de Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), o Centro de Formação Interdisciplinar realiza na próxima semana mais seis rodadas de palestras com temas relacionados à Educação, Ciência, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Aberto ao público, o evento acontecerá no dia 30 de novembro (terça-feira) no Campus Rondon, em Santarém, e no dia 4 de dezembro (sábado) simultaneamente nos campi de Santarém, Itaituba, Monte Alegre, Alenquer e Óbidos e contará com a participação dos alunos da UFOPA que integram o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

SANTARÉM

Em Santarém o Ciclo será realizado no Auditório Wilson Fonseca, no Campus Rondon. No dia 30 de novembro, o debate acontecerá a partir das 8h30, com os seguintes temas: “Educação, Ciência e Tecnologia”, com a participação dos professores Pedro Goergen, da Unicamp, Ubiratan Bezerra, da Fapespa, e José Antônio de Oliveira Aquino, Pró-reitor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da UFOPA; e “Interações Homem-Água”, com Paulo Roberto Sposito, do projeto “Saúde & Alegria”, e o coordenador do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), Reinaldo Peleja.

No dia 4 dezembro, o debate “Educação do Campo: realidade e perspectivas” será realizado partir das 14 horas com a participação dos professores Solange Ximenes, da UFOPA, Luiz Bezerra, da UFSCAR, e Mara Regina Martins Jacomeli, da Unicamp. Pela manhã, haverá apresentação de pôsteres e de comunicações orais dos alunos do Parfor de Santarém.

ITAITUBA

“Educação, Mineração e Meio Ambiente” será o tema discutido no dia 4 de dezembro em Itaituba, que contará com a participação dos professores Alberto Rogério, do IBRAM, e Bernhard Perigovitch, do Instituto de Engenharia e Geociências da UFOPA. O debate, que também integra a programação do 1º Encontro Científico do Parfor no Campus de Itaituba, será realizado a partir das 9 horas, na Escola A Mão Cooperadora, situada na Avenida Riomar Tapajós Virgulino Lages, 554, bairro de Bela Vista. No dia 5, haverá a apresentação das pesquisas realizadas pelos graduandos do Parfor.

MONTE ALEGRE

Em Monte Alegre, o Ciclo de Extensão será realizado no dia 4 de dezembro, a partir das 14 horas, na Escola Orlando Costa, onde acontecerá o debate “Educação e Desenvolvimento”, com a participação dos professores Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro, da Secretaria Municipal de Educação de Santarém; Tânia Brasileiro, da UNIR; e Aldo Queiróz, Pró-reitor de Planejamento Institucional da UFOPA. No dia 5 também haverá exposição de pôsteres dos alunos do Parfor.

ALENQUER E ÓBIDOS

O Ciclo promoverá em Alenquer um amplo debate sobre “Estado, Ocupação e Conservação Ambiental na Amazônia”, com a participação dos professores Genylton Rego da Rocha, da UFPA; José Alberto Machado, da UFAM; e da vice-reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro. Em Óbidos o tema a ser discutido é “Educação e Cultura”, com a presença das professoras Maria José Aviz do Rosário, da UFPA; Delma Pessanha, da UFOPA; e Socorro Simões, da UFPA.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]