CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Clube do Pesquisador Mirim oferta vagas para 2011

Projeto Clube do Pesquisador Mirim (CPM) do Museu Goeldi tem como objetivo estimular em estudantes o interesse pela iniciação científica, através de experiências teóricas e práticas, a dinamização do conhecimento acadêmico por meio de observações, pesquisas bibliográficas, de campo, entrevistas, visitas técnicas, seminários, experimentos e simulações.

Serão ofertadas 120 vagas, distribuídas em seis grupos, destinadas a alunos de 3ª a 8ª séries (4° a 9º ano) do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belém.

As inscrições devem ser feitas no prédio da Biblioteca Clara Galvão, de 20 de março a 12 de abril.

Os temas para esse ano são: Amazônia em Língua de Sinais; Os animais e seus Habitats; Formigas da Amazônia; Espécies adaptadas ao meio aquático; Meio Ambiente e Sociedade; AnimaClube.

Mais informações no Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC) pelo telefone: (91) 3219-3324.



TRABALHOS PRODUZIDOS EM 2010

Durante o ano de 2010, oito grupos do Clube produziram vários trabalhos educativos. O grupo ‘Fauna do Parque Zoobotânico’ desenvolveu o jogo de tabuleiro “Investigação Animal” que contém informações sobre os animais que habitam o Parque Zobotânico (PZB), do Museu Goeldi.

O grupo ‘Espécies Ameaçadas de Extinção’ produziu o kit “Espécies Ameaçadas da Amazônia” e um folder que apresentam espécies da Amazônia ameaçadas, as conseqüências e os causadores de seu desaparecimento. Já o ‘Parque em Libras’ criou o “Dicionário em LIBRAS do Museu Goeldi”, onde constam sinais de fauna, flora e monumentos do Parque, criados pelos alunos do Clube.

O jogo de tabuleiro “Conhecendo o PZB” traz cartelas sobre a fauna livre, espécies da flora e histórias sobre os monumentos do Parque e foi idealizado pelo grupo “Conhecendo o Parque Zoobotânico”.

A sustentabilidade foi abordada pela cartilha “O Meu Mundo pode ser mais sustentável?”, onde problemas ambientais foram mencionados e soluções propostas. O grupo ‘Meio Ambiente e Sustentabilidade’ também desenvolveu o kit “Sacola Divertida da Sustentabilidade”.

As palmeiras foram o tema central do jogo “No Rastro das Palmeiras”, que traz uma trilha contendo informações sobre diversas palmeiras amazônicas, o grupo ‘Conhecendo as Palmeiras’ ainda criou cartilha que aborda as suas características e utilidades. A biodiversidade regional foi tratada pelo grupo ‘Riquezas Amazônicas’, que produziu o jogo “Na Rota da Biopirataria”, com informações sobre o assunto, além da revista “SOS da Biodiversidade”.

Aspectos da web foram tratados pelo grupo Clube.com, que concluiu o site do Clube na web e desenvolveu cartilha contendo histórias em quadrinhos com passatempos.

Os materiais produzidos serão expostos na Biblioteca Clara Galvão, localizada no Parque Zoobotânico, para serem utilizados como recursos para pesquisa escolar e em outras programações educativas do Museu.

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]