CIÊNCIA | EDUCAÇÃO | CULTURA | MEIO AMBIENTE | DIREITOS | TURISMO | FOTOGRAFIA | ENTREVISTA | EXCLUSIVA

Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc realiza hoje, às 17h, uma live e oficina gastronômica em Santarém (PA), como proposta de resgate da cozinha regional e do aproveitamento de ingredientes de baixo custo, como ação de combate à desnutrição em comunidades carentes.
Chef Zena durante a realização da oficina/live do Projeto Raízes Ancestrais
Foto: Divulgação

Acontece hoje (17), às 17h, a segunda oficina gastronômica do projeto Raízes Ancestrais, com transmissão ao vivo pelo Facebook do chef Zena do Carmo. O evento ocorrerá na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) do bairro Santarezinho, em Santarém (PA), e tem como público alvo os responsáveis pelas crianças atendidas pela instituição, com objetivo de combater a desnutrição. A live será aberta ao público em geral.

O projeto propõe a disseminação do conhecimento para o preparo de receitas com alimentos de alto valor nutricional e de grande importância cultural na região amazônica, além de baixo custo para as comunidades de baixa renda e na faixa de risco de desnutrição. Durante o desenvolvimento das atividades serão abordados o reaproveitamento de resíduos oriundos da matéria-prima utilizada e o manuseio com segurança dos alimentos.

O trabalho é coordenado pelo Chef Zena, indígena da etnia Parintintins, que usa os saberes tradicionais de seu povo para preparar receitas saudáveis e apetitosas, buscando incentivar as famílias através da educação no desenvolvimento de experimentações e pratos que possam otimizar os recursos financeiros, evitar o desperdício e ainda proporcionar uma alimentação mais saudável e com biossegurança.

O projeto foi aprovado no Edital Cultura Alimentar, avaliado pela Cooperativa dos Artesãos da Região do Carajás - Mulheres de Barro, e vem sendo executados com recursos da Lei Aldir Blanc, administrados pela Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Pará (SECULT-PA). A ação constituída de duas oficinas contrapartidas resultará num e-book com as receitas do Projeto Raízes Ancestrais, destacando a importância dos alimentos regionais como a mandioca no desenvolvimento das sociedades antigas na Amazônia.

O e-book “Raízes Ancestrais” com 10 receitas será lançado dia 27/09 no Instagram do Chef Zena do Carmo

A Live / Oficina de hoje poderá ser acompanhada na página do Facebook do Chef Zena do Carmo

Participantes certificadas na primeira oficina do Projeto Raízes Ancestrais
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]